AVISO IMPORTANTE
Para praticar o rappel é imprescindível treinamento adequado orientado por profissionais habilitados. O uso incorreto de equipamentos e técnicas pode acarretar acidentes graves, com sério risco de vida. Este artigo traz apenas informações básicas sobre o tema. Em hipótese alguma inicie-se em atividades verticais por sua conta e risco.
O rappel nada mais é do que a técnica usada para efetuar uma descida vertical com o auxílio de uma corda. Utilizado por escaladores ao final de uma grande escalada, por espeólogos, ao descerem em profundas cavernas, por profissionais de resgate, para o salvamento de vítimas e aventureiros que descem viadutos, prédios, pontes, pedreiras, etc...
Rappel é uma palavra de origem francesa que significa "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas, praticada em montanhismo, escalada, canyoning e em outras atividades fins.
Mas se eu estiver em uma situação de emergência ?
Para superar obstáculos em uma situação de emergência com apenas uma corda ou até mesmo um cipó.
Passar a corda ou cipó no meio das pernas,traze-la para frente laçando uma coxa e joga-la por cima do ombro oposto.
Feito isso segura-se a corda ou o cipó que desce pelas costas com a mão do mesmo lado da coxa laçada (inverso ao ombro).
A descida é controlada com o atrito da corda ou cipó com o corpo, especialmente a região da nádega e do ombro/pescoço.
Especial cuidado deve-se tomar com as cordas molhadas, pois apesar de não ter problema de atrito (não fica mais lisa como muitos pensam), a sujeira (areia principalmente) que gruda na corda pode estraçalhar a roupa com uma facilidade incrível.
Deve-se tomar cuidado ao escolher o cipó ou qualquer outro material.
Veja se o material é resistente, o suficiente para aguentar o seu peso.
Existem técnicas bem mais seguras que esta, evite está técnica sempre que puder.