Aqui estão cinco pequenas coisas que você pode fazer para se preparar para futuros problemas:
Crie um plano de evacuação para ser utilizado em um cenário de crise. Pegue seu caderno de notas e começe a pensar sobre o que você faria em uma situação em que fosse necessário abandonar seu abrigo.
Você sabe para onde ir?
Você tem um plano de ação encaminhado?
Você tem rotas alternativas?
Se não, está na hora de criar um plano de evacuação.
Faça um estudo das ameaças
Faça um estudo profundo de suas forças e fraquezas, considerando o maior número de cenários possíveis. Se você planeja deixar seu abrigo e ir para outro lugar, procure fraquezas em seu plano.
Você sabe como seguir suas rotas sem um mapa?
Você sabe onde encontrar comida e água durante o percurso?
Você tem um plano B?
Quais são as ameaças mais prováveis?
Se você planeja se abrigar em casa
Existem muitos fatores a serem estudados. Você deve levar em conta sua localização, possíveis rotas de acesso a ela e quais são os suprimentos disponíveis em seu abrigo e nas redondezas.
Quais são as ameaças mais prováveis que você irá enfrentar?
Você tem um plano de segurança?
Seu abrigo é forte e equipado o bastante para enfrentar essas ameaças?
Quanto tempo você pode sobreviver nesse abrigo antes de sair?
Teste suas habilidades
Ter conhecimento é ótimo, mas você já tentou colocar esse conhecimento em uso?
Para estar realmente preparado, você precisa começar a praticar suas habilidades de sobrevivência em uma situação real. Uma situação de sobrevivência nunca pode ser a primeira vez que você testará suas habilidades.
Faça um inventário de seus suprimentos
Faça um inventário com os seus recursos e calcule o quanto você pode realisticamente sobreviver com o que atualmente possui. Se você não está satisfeito com o resultado do cálculo faça uma lista com o que você precisa e comece a armazenar tais itens. Dê uma olhada nas comidas de longa duração para ter algumas idéias.
Crie uma base de informações
Conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode ter em qualquer situação, mas… Você pode lembrar-se de tudo?
Um bom jeito de começar é criando um guia de sobrevivência pessoal, cheio de artigos importantes, dicas e tutoriais de “como fazer”. Esse guia deverá estar cheio de coisas que você poderia ter grande dificuldade em lembrar-se durante uma situação de crise.
Lembre-se de que é essencial que você coloque estas informações em papel (em um caderno ou pasta), pois se essas estiverem no seu computador/pendrive, em caso de falta de energia ou dano ao equipamento você pode perder o acesso a todas as informações.