As duas principais doenças do clima frio são o congelamento corporal e a hipotermia. No congelamento corporal, a pele chega abaixo do ponto de congelamento e cristais de gelo se formam dentro das células epiteliais, causando a morte delas.
Se for possível aquecer a pele, ela irá formar uma bolha, mudar da cor azulada para preta e endurecer em uma concha. Essa concha eventualmente cai para expor a nova pele que está abaixo se o dano não for muito grave. Esse tipo de congelamento é muito doloroso, apesar de "superficial". O congelamento corporal grave penetra até chegar ao músculo e aos ossos e é caracterizado por formigamento das extremidades e pela mudança da cor e da textura da pele. Os estágios do congelamento corporal são:
- pele vermelha no estágio inicial
- pele branca no estágio intermediário
- pele endurecida quando começa a ficar grave
- bolhas no estágio grave
- pele escurecida no estágio avançado
O congelamento corporal grave causa danos ao tecido e pode levar à amputação (em inglês) dos dedos das mãos e dos pés, assim como das mãos e dos pés. É vital aquecer a pele gradualmente quando afligido por congelamento corporal. Cubra as orelhas e coloque os dedos das mãos embaixo dos braços. Nunca esfregue a pele danificada ou a cubra com água quente, pois isso pode causar ainda mais danos. Água entre 37,7 e 41,1oC é ideal para ser utilizada como agente aquecedor. Se for possível, entre imediatamente em uma área mais aquecida. Remova qualquer roupa apertada que possa restringir o fluxo sanguíneo.
Você pode colocar uma gaze ou um pano entre os dedos das mãos e dos pés para enxugar a umidade e prevenir que eles grudem. Elevar levemente a área afetada ajuda a evitar inchaços.
Sandra Mu/Getty Image News
O escalador neozelandês, Mark Inglis, mostra os dedos das mãos gravemente congelados
A hipotermia acontece quando o corpo perde mais calor do que produz e a temperatura corporal cai. Alguns dos sintomas de hipotermia são:
- fala indistinta
- juntas rígidas
- perda da coordenação
- pulso lento
- tremores incontroláveis
- perda do controle da bexiga
- rosto inchado
- confusão mental
Muitas vezes, a situação de se estar molhado e, ao mesmo tempo, submeter-se ao frio pode levar à hipotermia, e o resultado disso pode ser tão grave quanto um coma ou a morte. Para combater a hipotermia, entre em um ambiente aquecido o mais rápido possível. Cubra-se com quaisquer itens que encontrar: cobertores, sacos de dormir, travesseiros ou até jornal. Muito do calor é perdido pela cabeça, então cubra-a imediatamente. Se estiver vestindo roupas molhadas, substitua-as por roupa seca. Se você não tiver nenhuma roupa seca, é melhor ficar nu do que vestir algo molhado.
Deve-se sempre lidar com vítimas de hipotermia de maneira cuidadosa, pois é fácil para elas terem uma parada cardíaca. Elas devem ser mantidas calmas e na posição horizontal. Se houver mais de uma pessoa na situação de frio extremo, elas devem entrar juntas em um saco de dormir ou simplesmente se abraçar firmemente para criar calor. Se for possível, o ideal é procurar orientação médica profissional o mais rápido possível.
Na próxima seção, veremos como um abrigo ajuda na sobrevivência ao clima gelado.