Cabo Solteiro: Normalmente de 6 a 10 mm de diâmetro e de cerca de 4 metros de comprimento, serve para todos os fins, sendo empregado, particularmente, na segurança individual.
É muito útil em situações de emergência onde seja necessário se prender em algum lugar para prestar algum tipo de socorro. O cabo solteiro é amplamente utilizado por Guardas Civis e Policiais Ambientais ,escoteiros e aventureiros em geral para construir abrigos temporários no meio do mato, confeccionar cadeirinha de montanhismo para garantir a segurança em determinadas atividades e também para içar mochilas e equipamentos em lugares de difícil acesso além de muitas outras utilidades.
Nessa foto visualizamos os GCMs de Santo André em patrulha na região ambiental de Paranapiacaba em 2003 fazendo uso do Cabo Solteiro no Comando da patrulha Inspetor Rodrigues.
É recomendado levar junto com o cabo solteiro um ou dois mosquetões do tipo "pêra". O mosquetão facilita muito a fixação do cabo em alguma árvore ou qualquer outro objeto, tornando essa tarefa bem mais rápida e fácil de ser executada.
Se for confeccionada uma cadeirinha de montanhismo com o cabo solteiro, muito provavelmente será necessário ter um mosquetão em mãos para tornar simples a fixação da cadeirinha à alguma corda ou outro cabo.
A confecção de cadeirinha usando o cabo solteiro e mosquetão será mostrada em uma outra oportunidade.
Sempre leve um cabo solteiro em seu patrulhamento em área ambiental ou aventuras, quando você menos esperar ele será útil. Procure guardá-lo em seu cinturão ou mochila em um lugar de fácil acesso e sempre deixe-o enrolado (conforme cabo nas fotos acima) para evitar de embolar e consequentemente dar trabalho extra na hora de usá-lo.