Ataques terroristas é assunto em pauta em todo mundo ele pode ser por explosões,ataques químicos , sequestros dentre outros, mas vamos dar enfase nessa matéria para o ataque terrorista utilizando artefato explosivo .
Os ataques em algumas regiões é mais recorrente que em outras, o Brasil já viveu uma época de ataques praticados pela esquerda no dia 25 de julho de 1966 tivemos um atentado terrorista no Aeroporto de Guararapes e após esse muitos outros aconteceram.
Guarda Civil Sebastião Tomaz de Aquino e ex jogador artilheiro do Santa Cruz - PE
O dia do atentado:
O dia estava calmo e aparentava mais uma manhã tranquila quando o Guarda Civil Sebastião achou uma maleta abandonada no meio do saguão. Seguindo os procedimentos de praxe, Sebastião pegou a maleta e seguia para o Departamento de Aviação Civil – DAC, quando no meio do caminho, aproximadamente às 08:30h, houve uma grande explosão que ocasionou a morte de duas pessoas e deixando 13 vítimas gravemente feridas.
Um dos feridos foi o próprio Guarda Civil que teve a perna amputada. Já o secretário do governo de Pernambuco Edson Régis de Carvalho e o vice-almirante reformado Nelson Gomes Fernandes não sobreviveram à explosão. O Coronel de Exército Sylvio Ferreira da Silva além de fratura exposta no ombro esquerdo teve quatro dedos da mão esquerda amputados. Ficaram ainda feridos os advogados Haroldo Collares da Cunha Barreto e Antonio Pedro Morais da Cunha, os funcionários públicos Fernando Ferreira Raposo e Ivancir de Castro, os estudantes José Oliveira Silvestre, Amaro Duarte Dias e Laerte Lafaiete, a professora Anita Ferreira de Carvalho, a comerciária Idalina Maia, o guarda civil José Severino Pessoa Barreto, o deputado federal Luiz de Magalhães Melo e Eunice Gomes de Barros e seu filho Roberto Gomes de Barros, de apenas seis anos de idade. O principal alvo do atentado era o general Arthur da Costa e Silva, então ministro do Exército e candidato à sucessão do general Castelo Branco.
Eu tenho certeza de que muitos leitores estão chocados com a violência utilizada pelos terroristas realmente é trágico mas estamos prestes a ter grandes eventos em nosso país como Copa do Mundo e Olimpíadas e um ataque terrorista pode visar apenas alvos civis , forças de segurança ou ambos você pode estar em uma dessa situações . Trágico, eu sei mas é a vida.
Ataque realizado em Boston - EUA
A melhor maneira de sobreviver um ataque é estar preparado para o momento quando o ataque ocorrer de verdade.
O tempo de ter esta discussão é antes de um incidente e não depois, mas geralmente o assunto vêm quando há necessidade de discuti-lo. Espero que com estas informações, nós possamos ficar mais preparados.
1 ª Se for um agente de segurança poderá ser o alvo ou fazer parte do alvo institucional
Nós agentes de segurança somos cidadão e temos entes queridos a dica que segue no item 2 serve para nós na folga , mas se você estiver de serviço o que fazer ? Poucas instituições municipais tem se preocupado com este item , trabalhamos em hospitais,terminais de ônibus, rodoviárias, fóruns etc.
O Brasil não tem mais o terrorismo ideológico da esquerda mas tem um terrorismo criminoso que também faz uso de artefatos explosivos e agora surge um grupo anarquista que está caminhando para ações cada vez mais radicais como o Black Block podendo chegar a atos de terrorismo.
No dia 12 de janeiro de 2012 uma bomba explodiu no fórum de Rio Claro .Um artefato foi simulado dentro de um Papai Noel e deixa em uma mesa no 1 ª andar quando um agente tentou abrir a caixa houve a explosão.
Infelizmente muitos de nós não somo instruídos para esses possíveis atos que pode acabar com a vida do agente ou deixar sequelas para toda a vida.
As dicas para o agente deve ser cobrada junto a seus Comandos pois é muito mais complexo não podendo ser resumida a dicas , deve haver uma simulação um treinamento pois nós agentes de segurança que teremos de prestar o apoio que o cidadão tanto precisa.
2 ª Se você for um cidadão , poderá estar no lugar errado e hora errada ou ter que buscar algum ente familiar no local do atentado .
COMO ESTAR PREPARADO ?
Crie um plano de comunicações de emergência. Escolha um contato fora da cidade, pois, ficará mais fácil para localizar sua família ou a pessoa escolhida. Seu contato selecionado deve viver suficientemente longe para que não seja afetado também. Certifique-se de que,os amigos que foram escolhidos tem seu endereço, e-mail e telefones úteis. Deixe esses números de contato nas escolas de seus filhos, se você tiver filhos e em seu local de trabalho. Sua família deve saber que se, não estiverem funcionando telefones, precisam ser pacientes e tentar novo contato por fone ou e-mail.
Monte um kit de fornecimentos de desastres. Se você precisar evacuar a sua casa, procure "abrigos no lugar", você encontrará algumas opções que fará você e sua família se sentirem mais confortável. Levar algum dinheiro e cópias de documentos importantes de famílias (certidões de nascimento, passaportes e licenças), certidões de nascimento e casamento, apólices de seguro, denominações de beneficiário de seguro de vida.
Verificar o plano de emergência das escolas. Você precisa saber se a escola irá mantê-la em seu poder ou irá aguardar até que um pai ou responsável retire-as. Pergunte a escola que tipo de autorização fazer para liberar seu filho . Durante os períodos de emergência, os telefones das escolas podem ser sobrecarregados com chamadas.
O QUE FAZER DURANTE UM ATAQUE ?
Boooom! Depois do som inicial, a onda de choque invade sua consciência. Abaixe-se e cubra seus entes queridos. Procure por cobertura próxima (a alguns passos de distância);Espere de trinta segundos à um minuto por explosões secundárias. Estas explosões secundárias podem fazer parte de um “efeito corrente”, explosões subsequentes designadas para derrubar pessoas se movimentando para outra direção para escapar da primeira explosão;Use este tempo para verificar se há ferimentos em você ou nos entes queridos e identifique uma rota de fuga;
Trate os ferimentos mais sérios (sangramentos, limpeza de vias aéreas, etc.) e prepare-se para retirar seus entes queridos da área rapidamente.Lembre-se, é uma tática comum usar uma explosão secundária para ferir/matar os primeiros indivíduos que vêm ajudar as vítimas iniciais
Se estiver sozinho:Busque por cobertura e espere pelas explosões secundárias.Depois, tente ajudar os feridos e saia da área do evento para escapar de explosões secundárias mais demoradas. Ouça e ajude as autoridades que chegarem ao local.
Permanecer calmo e ser paciente.
Siga os conselhos das autoridades locais de emergência.
Ouça o rádio ou a televisão para notícias e instruções.
Se o desastre ocorrer perto de você, procure ver se ouve lesões. Dê os primeiros socorros e procure ajuda para pessoas gravemente feridas.
Se o desastre ocorrer perto de sua casa, enquanto você estiver lá, verifique se há danos usando uma lanterna. Não risque fósforos ou acenda velas. Verificar a existência de fogo, riscos de incêndios e outros acidentes domésticos. Sentir o ar para ver se há vazamento de gás, começando com o aquecedor de água. Se você sentir cheiro de gás ou suspeita de um vazamento, desativar a válvula de gás principal, abrir janelas e fazer com que todos evacuem imediatamente.
Ligar para um membro da família
Verificar se está tudo bem com os vizinhos, especialmente aqueles que são idosos ou deficientes.
ATENÇÃO : Se ocorrer um ataque terrorista, ouça o que as autoridades locais têm a dizer. Ligue o rádio ou televisão para ouvir as instruções. Tenha em sua casa um televisor ou um rádio que funcione a pilha, caso falte energia em sua área.
Tente estar alerta e lembre-se do que você vê , colabore se puder mas não atrapalhe as equipes de resgate e tenha cuidado para não se tornar uma vítima. outras vez Compartilhe as informações com as autoridades.
Autor:Prezotto
Pesquisa
www.bccsf.org