Nem todas as situações de sobrevivência no clima gelado envolvem estar no meio do nada. Se você vive em uma área gelada e confia na eletricidade para se aquecer, você pode acabar congelado em sua própria casa. Quedas de energia no inverno podem ser situações assustadoras para jovens, idosos e enfermos. Pessoas que gostam de viajar no inverno também devem ter um cuidado extra ao planejar suas viagens.
Se você vive em uma área de clima muito frio durante o inverno, então você deve ter um aquecedor a gás em caso de queda de energia. Aquecedores a querosene são baratos e fáceis de usar. Escolha um que seja largo e possua um baixo centro de gravidade (isso torna difícil para você derrubá-lo). Você também deve evitar o uso de solventes inflamáveis e sprays próximos de um aquecedor.
Um detector de fumaça e monóxido de carbono é algo que toda casa deveria ter
Não importa o frio que esteja, nunca utilize um fogão a gás como aquecedor em sua casa e o mesmo vale para secadoras de roupas a gás. Envenenamento por monóxido de carbono (em inglês) é uma ameaça séria e difícil de detectar, pois o gás é inodoro e incolor. Ele pode provocar náusea (em inglês), dores de cabeça, coma e até morte. Invista em um detector de monóxido de carbono. Muitos detectores de fumaça também detectam monóxido de carbono. Faça a checagem do forno uma vez por ano para ter certeza de que não há acúmulo de monóxido de carbono no sistema de aquecimento de sua casa.
Se você possui uma lareira, use-a como sua principal fonte de calor. Durma no quarto com lareira, se possível. Não é uma má idéia se certificar de ter um bom estoque de madeira, já que algumas quedas de energia podem durar semanas. Você precisa se certificar de que sua chaminé esteja limpa e sempre utilizar uma proteção de lareira para manter as brasas onde elas devem ficar. Se você estiver passando por uma queda de energia e não tiver um aquecedor a gás ou uma lareira, o mesmos princípios de vestimentas da sobrevivência ao ar livre devem ser utilizados. Faça boas camadas de roupas, vistas vários pares de meias e sempre use um chapéu. Se você tiver um saco de dormir, coloque-o embaixo dos lençóis da sua cama e durma dentro dele.
Se você for viajar no inverno, lembre-se de colocar alguns cobertores ou um saco de dormir no bagageiro. Sempre tenha alguns fósforos impermeabilizados ou um isqueiro no porta-luvas. Você também deve ter um mapa da área para onde você está indo, mesmo que a conheça bem. Nevascas podem lhe desorientar e um bom mapa pode ser a diferença entre a vida e a morte. Você deve ter sempre à mão um kit de emergência para a viagem. Além de cobertores e fósforos, um kit de primeiros socorros, um galão de água e algumas barras energéticas ou chocolate podem ser úteis. Também seria bom deixar alguém informado sobre o local para onde você vai.