Um diálogo para esclarecimento sobre facas de sobrevivência e facas de um modo geral.
Muito se ouviu falar, na tal faca de sobrevivência “uma ferramenta milagrosa, que supriria todas as suas necessidades”, a meu ver isso é um mito, pois não existe uma única ferramenta que dará conta de todos os afazeres dentro do ambiente de sobrevivência.
Função das facas: sua utilidade em primeiro plano é cortar, isso toda faca faz, mas existem materiais diferentes que exigem da faca, uma espessura, fio e características específicas. Uma faca de cozinha por exemplo, ela serve para você cortar legumes e carnes, mas não servirá para cortar ossos, para isso seria necessário um cutelo, essa mesma regra se encaixa na sobrevivência. Uma faca de sobrevivência por melhor que ela seja, ela nunca irá substituir um facão, o facão é muito utilizado para abrir picadas, o que não seria possível com uma faca mesmo sendo “de sobrevivência”, você levaria muito tempo para se deslocar abrindo essa picada com uma faca.
Derrubada de pequenas árvores para construção de abrigo: A faca de sobrevivência, ela teria mais facilidade em desempenhar essa função, devido ao fio e sua espessura, mas ela sozinha não cortaria, dependendo da árvore, você precisaria de uma madeira para bater nela e auxiliar no corte.
Nada substitui um bom canivete: Vamos citar o suíço, que tem em média 10 funções, é uma ferramenta ideal para construção de armadilhas, entalhes precisos para confecção de abrigo, assim como facilita a produção de uma prancha de fogo, no caso do handdril ou bowdril.
Como vocês podem ver, nos exemplos acima é difícil dizer que uma única ferramenta dará conta de cobrir todas as necessidades do sobrevivente dentro da mata, existem serviços que só podem ser realizados com a ferramenta determinada para tal função, uma faca não substitui um facão, um facão não substitui uma machadinha, assim como um canivete não substitui uma faca.
Eu, nas minhas atividades mateiras, costumo levar uma faca de 40cm, uma de 30cm, dois canivetes táticos e um suíço. Cada ferramenta tem sua função específica e cobre as necessidades dentro de qualquer ambiente.
A faca de 40cm tem serventia para: cortar e rachar lenha
A faca de 30cm tem a função de limpar peixes e “caça” e corte de cipós e pequenos galhos
Os canivetes servem para fazer pequenos entalhes, encaixes precisos de armadilhas e também para retirar água de bambu.
É claro que entre ter uma única lâmina e não ter nenhuma, eu ficaria com essa única lâmina, mas pra que sofrer com uma lâmina, se posso levar mais de uma.
Não podemos esquecer, de citar a habilidade de cada pessoa, pois nada substitui o talento, isso é fato, mas talento e habilidade se desenvolvem com o tempo, e se você está em fase de treinamento, o melhor a fazer é se garantir, até chegar ao ponto de conseguir se virar com lâminas feitas de pedra, mas isso leva tempo e muita dedicação.
Espero ter ajudado, um abraço a todos e até a próxima.