Não se assuste, mas o nosso sol apenas "apareceu em branco" com uma total falta de manchas solares deixando a superfície como uma bola de sinuca.
Faz parte dos ciclos do sol um sinal de que o "mínimo solar" está se aproximando e alguns especialistas têm sugerido que uma nova 'mini era do gelo " possa estar a caminho. O especialista em meteorologia Paul Dorian de Vencore diz: "Pela segunda vez neste mês, o sol apareceu sem nenhuma explosão solar, completamente liso. " O sol branco é um sinal de que o próximo mínimo solar está se aproximando e haverá um número crescente de dias impecáveis ao longo dos próximos anos. "No início, o vazio vai se estender por apenas alguns dias de cada vez, então ele vai continuar por semanas em um momento, e, finalmente, que deve durar por meses num momento em que o ciclo das manchas solares atinge seu ponto mais baixo.
A próxima fase mínimo solar está prevista para ocorrer em torno de 2019 ou 2020. " Alguns especialistas prevêem que poderíamos ver em breve uma fase de "Mínimo de Maunder" uma mini era do gelo semelhante a uma que começou em 1645 . Durante o "Mínimo de Maunder ', as temperaturas caíram tanto que a Thames congelou. Prof Valentina Zharkova da Universidade de Northumbria prevê que haverá um declínio acentuado na atividade solar entre 2020 e 2050 (via uk.news.yahoo.com ). Zharkova disse, no ano passado, "Estou absolutamente confiante em nossa pesquisa. Tenho boa formação matemática e dados confiáveis, o que tem sido tratado corretamente. Na verdade, os nossos resultados podem ser repetidos por todos os investigadores com os dados similares disponíveis em muitos observatórios solares, para que eles possam derivar sua própria evidência do próximo Maunder Minimum no campo magnético solar. '' Concluiu