Embora não seja um retângulo perfeito, continua sendo um quadrilátero muito angular
Novas fotos e um vídeo publicados pela NASA, do surpreendentemente retangular iceberg que há alguns dias viralizou nas redes sociais, agora oferecem uma perspectiva completa desta impressionante estrutura.
Quando cientistas da operação IceBridge da NASA publicaram a primeira foto do estranho iceberg em 17 de outubro, só era possível ver uma parte da estrutura.
Naquele dia, o cientista de apoio da Ice Bridge, Jeremy Harbeck, viu o iceberg retangular flutuando entre o gelo do mar. A foto do iceberg foi amplamente divulgada tanto na mídia como nas redes sociais.
“Achei aquilo muito interessante. Eu vejo frequentemente icebergs com bordas relativamente retas, mas não tinha visto um antes com ângulos tão retos como este”, disse Harbeck.
Naquela imagem, grande parte do iceberg não podia ser vista, então não estava claro quão geométrico ele realmente era. Este tipo de iceberg é conhecido por suas linhas altamente angulares e sua superfície lisa.
Estas novas fotos publicadas pela NASA mostram a verdadeira forma do iceberg que, embora não seja um retângulo perfeito, continua sendo um quadrilátero muito angular.
(NASA ICE/Flickr)
A operação Ice Bridge foi o estudo aéreo mais longo feito pela NASA sobre o gelo polar. Seus pesquisadores sobrevoaram o norte da Península Antártica em 16 de outubro de 2018.
O iceberg retangular parecia recém-desprendido da plataforma de gelo Larsen C, que em julho de 2017 liberou o enorme iceberg A68, um pedaço de gelo do tamanho do estado de Delaware.
Harbeck e seus colegas estavam investigando essa estrutura maciça quando viram a forma geométrica.
“Na verdade, eu estava mais interessado em capturar a imagem do iceberg A68 que estávamos prestes a sobrevoar, mas achei que esse iceberg retangular era visualmente interessante e bastante fotogênico, então tirei algumas fotos”, disse Harbeck, de acordo com uma declaração feita pela NASA do dia 23.
Imagem do iceberg a partir do espaço, marcado por uma seta no centro da foto (NASA/Christopher Shuman)