Não importa o ambiente que estamos temos que aprender como identificar as pegadas dos diversos tipos de animais.
A observação de animais é muito difícil, pelo fato de que muitos deles possuem hábitos discretos, crepusculares e noturnos. No entanto, estes animais, deixam sinais típicos no ambiente, dentre eles as pegadas, que podem oferecer subsídios para a inferência sobre espécies, quantidades e hábitos de animais que vivem ou transitam no local.
No dia a dia em um ambiente selvagem, você ira observar por onde estiver, rastros de animais com bastante freqüência.
Mas com certeza em muitas ocasiões você vai ficar em dúvida ou até mesmo não conseguirá identificar o autor, o dono daquela pegada e pode ter certeza é bom saber de quem é aquela pegada .
Ao tentar identificar que animal deixou uma pegada, você deve estar atento a algumas características que vão ajudá-lo nessa tarefa. Uma das marcas mais importantes é a dos dígitos, ou seja, dos dedos dos animais. Preste atenção ao número (quantos são), a forma (redondo, alongado..) e a presença ou não de sinais de unhas. Essas informações facilitarão muito a identificação. Outras marcas importantes são a forma e o tamanho das almofadas, embora elas não estejam presentes nas pegadas de vários animais, por exemplo, nos animais com casco.
É importante lembrar ainda, que, em campo, as pegadas não se apresentam tão nítidas como nestas fotos, podendo muitas vezes se sobrepor, causando certa confusão. Animais quadrúpedes podem apresentar diferenciação entre as patas anteriores (PA) e posteriores (PP), sendo, em alguns casos, apresentadas neste texto.
As pegadas são apresentadas de acordo com a família a que os animais pertencem; optou-se por colocar tanto animais silvestres quanto os domésticos e exóticos, ampliando as possibilidades de trabalho. Em algumas famílias, tais como Rheidae, Hydrochoeridae e Caviidae, foi encontrado apenas um exemplo de cada na literatura pesquisada.