Decisão ocorre após uma reunião entre especialistas e governos de países que já foram atingidos pela doença
Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma emergência sanitária global devido aos casos de coronavírus no mundo. A decisão ocorre após uma reunião envolvendo especialistas e governos de países que já foram atingidos pela doença.
Até o momento, já foram notificados mais de 7,7 mil casos do coronavírus na China e 170 mortes. Além disso, há outros 12 mil casos suspeitos no país.
Além de decretar a emergência, a OMS também informou o nome oficial da doença causada pelo coronavírus: “Doença Respiratória de 2019-nCoV”.
Durante a entrevista coletiva para falar sobre o anúncio, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que o receio é que o vírus chegue a países que não estão preparados para lidar com a doença.
– A razão principal da declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas sim pelo que acontece nos outros países. Nosso maior receio é o potencial do vírus se espalhar para países com sistemas de saúde mais fracos e que não estão preparados para lidar com a situação – afirmou.
Esta é a sexta vez que a OMS declara este tipo de emergência global. A primeira foi na pandemia de H1N1 em 2009, e as demais foram os surtos de ebola na África Ocidental (2014) e na República Democrática do Congo (2019), o de pólio em alguns países de Ásia Central, Oriente Médio e África Central (2014) e a epidemia de zika (2015 e 2016).
Com *EFE