A própria ideia de seu filho ser forçado a lidar com uma situação de emergência é assustador , mas como um pai, um de seus trabalhos mais importantes é ter certeza de que eles estão devidamente equipados para lidar com qualquer coisa que a vida lance em seu caminho . Mesmo que eles não precisem nunca de ter de colocar o conhecimento em prática, basta saber que seu filho está preparado para lidar com uma situação de emergência e isso pode lhe dar paz de espírito imensurável .
Explique a diferença entre uma emergência e um problema comum
Para as crianças, um senso de urgência pode acompanhar um problema simples ou quando ocorre uma emergência legítima. As crianças precisam saber como chegar até os serviços de emergência , como discar o 199 Bombeiros , 153 GCM ou o 190 PM e o que fazer quando ela está falando com um atendente , mas também quando é apropriado ligar em primeiro lugar.
Nem sempre é fácil para os mais pequenos distinguir entre problemas que exigem a atenção de um dos pais ou um adulto de confiança e emergências reais que justifiquem o acionamento dos órgãos de segurança , serviços médicos ou bombeiros.
O primeiro passo para explicar a preparação de emergências para as crianças é ajudá-los a entender o que é uma situação de emergência e que situações podem ser tratadas por um dos pais ou responsável .
Fale a respeito dos telefones de emergência
Seu filho precisa saber como ligar para os telefones de emergência , e o que dizer ao agente que o atender . Praticar ligações para o 199, 153 ou 190 pode ser feito com segurança com um telefone celular que foi retirada a bateria ou um telefone fixo que não está ligado à parede como forma de treino de forma que a brincadeira leve ao conhecimento também orientar as crianças que devem passar trotes para esses números pois eles ajudam a salvar vidas.
Em caso de uma emergência real , o seu filho vai precisar dar ao agente seu nome completo , seu endereço e ser capaz de explicar a natureza da emergência . Ele também deve saber que o agente vai querer que ele permaneça na linha até que os serviços de emergência cheguem e que ela não deve imediatamente desligar o telefone depois de passar as informações.
Elaborar um plano de evacuação Início
No caso de um incêndio ou um desastre natural, toda a sua família vai precisar ter um plano coordenado de evacuação para assegurar que toda a família saia para fora de casa com segurança. Explique a seu filho que todos os bens materiais , mesmo os favoritos, podem ser substituídos e que é muito mais importante para eles para saírem da casa do que pensar em salvar seus pertences. Crie um ponto de encontro fora da casa e de forma que vire uma brincadeira pratique com as crianças.
Discutir Desastres Naturais - região específica
Você provavelmente não vai precisar perder muito tempo em ensinar uma criança que vive no Brasil como gerenciar um furacão, mas ela vai precisar saber o que fazer em caso de um tornado. Falando sobre os desastres naturais que são mais prováveis de ocorrer em sua área e fazer um plano específico para lidar com eles é fundamental , especialmente se você mora em uma região que é particularmente propenso a emergências ambientais .
Jogue no papel cenários específicos
Uma das melhores maneiras de determinar o quanto o seu filho sabe e o que ele ainda precisa aprender sobre preparação para emergências é jogar no papel cenários específicos que ele poderia encontrar. Há uma razão pela qual as escolas públicas deveriam praticar exercícios de rotina de desastres : eles ajudam a preparar as crianças em um ambiente relativamente de baixa tensão para uma emergência, de modo que, em uma situação de alta tensão, eles sabem como reagir.
Jogue no papel situações graves como: lesões, emergências meteorológicas, um incêndio em casa e situações mesmo de potenciais intrusos em casa e pergunte a seus filhos como reagir isso lhe dá uma ideia sobre o que seu filho sabe e ajuda a ensinar-lhes informações mais detalhadas, para que eles estejam preparados para lidar com qualquer emergência.
Considerações finais
É fácil tornar-se tão envolvido em ensinar seu filho os conceitos básicos de preparação para emergências mas não assuste as crianças.
Enquanto você está ensinando-lhes como lidar com um desastre natural ou de emergência, certifique-se que você também explique a seu filho que ele está seguro e protegido. Deixe o seu filho saber que essas coisas provavelmente não vão acontecer com ele, mas é bom se certificar de que ele sabe o que fazer em um cenário de emergência.