Correntes de retorno, também conhecidas como marés de retorno ou simplesmente valas, são faixas longas e estreitas de água que podem levar quaisquer objetos que estejam em seu caminho da costa até o mar aberto. As correntes de retorno são perigosas, e é melhor aprender a identificá-las e evitá-las. Se, porém, você for pego em uma corrente de retorno, é relativamente fácil sair dela se você souber o que está fazendo. Veja:
Passo 1
1 – Tente manter seus pés no chão o máximo possível ao nadar em lugares com condições de surf. As correntes de retorno podem acontecer em qualquer água salgada ou doce onde haja condições de surf (ondas quebrando). Manter seus pés firmes no chão do mar vai ajudar a evitar ser levado pela corrente.
Passo 2
2 – Mantenha a calma se uma corrente de retorno começar a te levar para longe da costa. Se você for pego por uma corrente, provavelmente sua primeira reação será entrar em pânico. Não se preocupe, você pode escapar da corrente, mas você precisa se manter são. Entenda que a corrente não deve te jogar para baixo dágua; ela só vai te afastar da costa.
Passo 3
3 – Se possível, tente recuperar a firmeza com os pés. Se a corrente for relativamente fraca e você estiver no raso, você deve conseguir tocar os pés no fundo e evitar ser carregado para longe. Se você não puder encostar no chão, não lute contra a corrente. Vítimas de correntes de retorno se afogam devido à exaustão de lutar contra ela. Conserve sua energia para nadir metodicamente ou boiar.
Passo 4
4 – Peça ajuda imediatamente se você não souber nadar bem. Correntes de retorno são especialmente perigosas para quem não sabe nadar ou não nada muito bem. Se for seu caso, chame a atenção de um salva-vidas ou qualquer outra pessoa, agitando seus braços e gritando por ajuda.
Passo 5
5 – Nade paralelamente em direção à costa, para sair da corrente. Estar preso a uma corrente de retorno é como estar preso a uma escada rolante que não pode ser desligada. Felizmente, as correntes de retorno, como as escadas rolantes, geralmente são bem estreitas –elas raramente têm mais de 30m de largura—então você só precisa chegar à borda da corrente de retorno (sair da escada rolante pelo lado) para escapar. Ao invés de nadar contra a corrente em direção à costa, nade paralelamente nesta direção. Mesmo assim, a corrente de retorno vai tentar te levar para longe da costa, mas lembre-se, não entre em pânico. Continue nadando paralelamente em direção à costa até você sair da corrente –normalmente não mais do que 30-45m longe do ponto onde você estava quando encontrou a corrente.
•Tente boiar de costas ou andar de lado se você não puder nadar para fora da corrente. Se você não puder ou souber nadar, ou ficar cansado antes de conseguir sair da corrente, conserve sua energia boiando. Continue a sinalizar pedindo ajuda se houver pessoas por perto. Se você estiver sozinho, relaxe o corpo e boie até ter energia para continuar nadando. As correntes de retorno normalmente perdem a força depois de 45-90m longe da costa, então, eventualmente, você não será mais puxado para o mar aberto.
Passo 6
6 – Nade em direção à costa depois de escapar da corrente. Quando estiver fora da corrente, seja por ter escapado pelo lado ou porque ela perdeu a força, volte para a costa. Geralmente é uma boa ideia nadar na diagonal, pois se você nadar em linha reta pode acabar sendo pego pela corrente novamente. Talvez você esteja bem longe da costa, então pare e boie sempre que precisar descansar.
Avisos
•Nunca nade contra a corrente. Ela será mais forte que você, e vai te deixar exausto, o que pode fazer você se afogar. Muitas pessoas que se afogam são bons nadadores que acham que podem nadar mais rápido que a corrente.
•As correntes de retorno nem sempre são perpendiculares à costa, algumas podem ser paralelas. Olhe para a costa para descobrir a melhor maneira de nadar.
•Fique fora de correntes de retorno se possível. Preste atenção em placas de aviso. Quando estiver viajando, certifique-se de que há outros banhistas na mesma praia que você. Se não, talvez aquele seja um lugar perigoso.