De acordo com a Agência Espacial Europeia, o campo magnético da Terra está enfraquecendo a uma taxa 10 vezes maior do que se pensava, Acreditava-se que faltavam milhares de anos os cientistas haviam estimado, no entanto, estes novos dados passa o cálculo de milênio para apenas um século.
Este mapa mostra como o polo norte deslocou ao redor da Antártida há milhares de anos antes de inverter a sua orientação para a posição atual no Ártico.
Em uma inversão magnética todas as bússolas apontaria sul em vez de norte. Até agora, acreditava-se que este processo natural, o que já aconteceu e vai acontecer levou milhares de anos; mas agora um novo estudo concluiu que pode acontecer muito mais rápido, em uma vida humana de longa duração: 100 anos.
O campo magnético da Terra (também chamado de campo geomagnético) é o campo magnético que se estende desde o núcleo interno da Terra até a borda onde se encontra com o vento solar.
O campo magnético da Terra mudou a polaridade muitas vezes ao longo da história planetária. Este campo é como um ímã de barra, mantém a mesma intensidade por milhões de anos. Em seguida, enfraquece e troca o polo sul pelo polo norte geomagnético e trocou sua posição devido ao movimento de ligas de ferro fundido no núcleo externo da Terra.
O novo estudo foi conduzido por cientistas da Itália, França, Universidade de Columbia e da Universidade de Berkeley. Porque foi determinado que a última inversão dos polos magnéticos ocorreu 786 mil anos atrás, e aconteceu de forma abrupta, em menos de 100 anos.
"É incrível a rapidez com que o invertimento ocorreu", disse Courtney Entorse, Berkeley estudante de graduação.
"Os dados paleomagnéticos são bastante precisos. É o melhor estudo que fizemos até agora sobre o que acontece em um invertimento e quão rápido pode ser ", acrescentou.
Paul Renne, diretor Geocronologia Center e professor de ciência planetária em Berkeley, co-autor do estudo diz: é difícil saber como a mudança geomagnética vai influenciar a civilização atual, porque uma das funções do campo magnético é proteger a Terra da radiação solar.