Apagão, ao contrário do que alguns podem pensar, não é uma ameaça muito rara de acontecer. Como nossa sociedade atual é totalmente dependente de energia elétrica e a grande maioria das pessoas não consegue fazer nada sem energia, em um eventual apagão o caos generalizado se instalaria em pouco tempo.
Quanto maior o tempo sem energia elétrica, maior é o caos e consequentemente maior o número de mortos. A maneira mais confiável de sobreviver a esta situação é estar previamente preparado, a segunda é saber o que fazer nessa hora.
Danos
Com o fim da energia elétrica, os semáforos da cidade se desligariam e o caos no trânsito se instalaria com rapidez. Não seria possível efetivar transações comerciais com cartão de crédito, e caixas eletrônicos também não funcionariam. As lojas e mercados grandes não abririam. Sem refrigeração, os alimentos estocados em casas, restaurantes e mercados pereceriam. As pessoas despreparadas começariam a saquear estabelecimentos e outras pessoas. Os hospitais superlotariam, os estoques de remédios refrigerados estragariam e os médicos e demais funcionários não mais atenderiam. A polícia não dará conta de tanto caos.
Precauções
Mantenha pronto um estoque de água, comida, remédios e combustível;
Reúna sua família;
Tenha em conjunto com sua família um plano de emergência;
Tranque toda sua casa, e se for necessário, reforce as portas e janelas;
Não chame atenção das pessoas na rua, elas poderão querer invadir para saquear;
Tenha um refúgio caso seja necessário abandonar o local atual;
Tenha equipamentos diversos (lanternas e baterias, lampiões, rádios, etc);
Tenha meios de defesa e esteja preparado para usá-los.
Pós-desastre
Quando a energia voltar, não retorne imediatamente pois a situação demora para se normalizar;
Esteja sempre atento aos meios de comunicação.