Um grupo de cientistas renomados criou um relógio chamado de Doomsday, também conhecido também como Pêndulo do Apocalipse
É um indicador universal da vulnerabilidade do mundo frente a catástrofes, como alterações climáticas e as tecnologias emergentes. Cada vez que o relógio ele é adiantado, significa que o mundo está mais perto do fim.
O Doomsday ou Relógio do Apocalipse é um relógio simbólico mantido desde 1947 pelo comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists da Universidade deChicago. O dispositivo utiliza uma analogia onde a raça humana está a “minutos para a meia-noite”, onde a meia-noite representa a destruição por uma guerra nuclear.
O relógio foi iniciado em sete minutos para a meia-noite durante a Guerra Fria em 1947, e tem sido posteriormente avançado ou retrocedido em intervalos regulares, dependendo do estado mundial e da perspectiva de uma guerra nuclear.
A última vez que isso aconteceu foi em janeiro de 2015, quando o relógio foi adiantado para 23h57. Acredita-se agora que um novo Boletim dos Cientistas Atômicos poderá adiantar o relógio mais uma vez.
Desde 1947, os cientistas se baseiam em alguns fatores fundamentais para comprovar a eficácia do equipamento. A ameaça das armas nucleares é o principal fator que pode levar ao fim do mundo, de acordo com os cientistas. Esse fator foi amplamente gravado após o teste com bomba H, da Coreia do Norte.
A luta contra as armas nucleares perdeu a força nos últimos anos e que muitos países estão aumentando seus arsenais de destruição.
Apesar de os Estados Unidos e a Rússia tenham reduzido consideravelmente a aquisição de armas, a preocupação dos cientistas é a tendência do uso de armas nucleares.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC,
International Plant Protection Convention) aponta que o aquecimento global é responsável por danos generalizados e é preciso reduzir drasticamente os níveis de emissões de gás estufa.
Estima-se que atualmente o número de emissões é 50% superior aos anos 90 e poderá aumentar ainda mais até o final do século. As emissões de gás estufa poderão alcançar os 3,8 graus na escala Celsius.
A última vez que o ponteiro do relógio trocou de posição foi no ano 2012, quando este marcava 23h55min. Desde a sua criação, o relógio já foi ajustado 18 vezes, mudando desde dois minutos para a meia noite em 1953, até 17 minutos em 1991.
Houve duas épocas consideradas pelos cientistas como ameaças para o fim do mundo: a Segunda Guerra Mundial, pelo uso das bombas nucleares, e a outra é hoje, por causa das mudanças climáticas e modernização das armas nucleares.
O diretor do Boletim dos Cientistas Atômicos, Kennette Benedict, fez um chamado aos líderes de cada país para que eles tomem atitudes para reverter a destruição do mundo. Ele afirmou que as imprevisíveis mudanças climáticas e o uso de armas nucleares representavam ameaças extremas para o planeta e que é necessário agir com rapidez para evitarmos uma catástrofe.