Tóquio, 26 jul (EFE).- Uma nova erupção no monte Sakurajima, situado no sudoeste do Japão, provocou nesta terça-feira uma coluna de cinzas que alcançou os 5.000 metros de altura, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
A erupção aconteceu às 00h35 (horário local, 11h35 de segunda-feira em Brasília) nesta montanha de 1.117 metros de altura situada em uma península de origem vulcânica em frente à cidade de Kagoshima (ilha de Kyushu), onde chegaram a cair partículas de cinzas sem que se tenham registrado danos, afirmou a emissora local "Asahi TV".
Trata-se da primeira vez, desde agosto de 2013, que uma erupção deste vulcão - que só durante este ano registrou 47 explosões de diversas magnitudes - alcança esta altitude.
Apesar da atividade vulcânica no monte, a agência japonesa assegurou que "não se detectou nenhuma mudança grave na atividade do vulcão", mas pediu precaução perante a possível queda de pedras expelidas pela erupção, segundo a "Asahi TV".
O nível atual de alerta no Sakurajima é de 3 - em uma escala de 5 -, no qual se recomenda que não se deve aproximar do entorno do monte.
O vulcão fica a cerca de 50 quilômetros da usina nuclear de Sendai, reativada no ano passado após o blecaute nuclear no Japão motivado pelo acidente causado na central de Fukushima pelo terremoto e tsunami de março de 2011, onde não se registraram incidências.