Imagine que você, por alguma grande infelicidade, acabou em um lugar onde um ataque terrorista está ocorrendo. O ar está denso, com fumaça e poeira, há pessoas feridas à sua volta, alguns estão em pânico e correndo, e você percebe um homem ferido no chão, que parece estar tentando chegar a uma grande bolsa. O que você faz?
O especialista em contraterrorismo e veterano das forças especiais da Rússia [Spetsnaz, oriundo da antiga KGB], Vladimir Yeliseyev, disse ao jornal Sputnik Deutschland o que você pode fazer para maximizar suas chances de sobrevivência e ajudar a prevenir futuros ataques, caso você esteja em um local onde estiver ocorrendo um ataque terrorista. [A entrevista foi dada após os ataques ocorridos no aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, em março deste ano. No link original encontram-se dois vídeos que mostram
o epicentro do ataque e a
reação imediata das pessoas].
1. Não entre em pânico
Em um estado de pânico, muitas pessoas se machucam, por vezes, ao ponto de levar à morte. Evite passagens estreitas, se existirem outras saídas. Se houver apenas uma saída, tente não correr na frente dos outros e mova-se de uma maneira estritamente ordenada. Dessa forma, você poderá deixar a área onde ocorre o ataque terrorista muito mais rápido.
2. Não corra com a multidão
Além dos ferimentos que você possa ter recebido durante o ataque, você correrá o risco de ser pisado por pessoas correndo em desespero. Você não sabe para onde as pessoas estão correndo e pode acabar indo para uma nova área de ataque.
3. Se você não está ferido, observe ao seu redor
Tente se lembrar de pessoas e objetos. O terrorista poderá estar nas proximidades. Diga à polícia ou aos profissionais médicos tudo o que você achou ser suspeito ou que atraiu sua atenção. Isso poderá ajudar a prevenir a reincidência de outro ataque terrorista.
4. Não toque em pertences de outras pessoas ou objetos desconhecidos
Eles poderão conter partes de explosivos ou de um dispositivo que não explodiu, especialmente se ele é uma bolsa, mala ou mochila. Se você tiver visto objeto [suspeito ou abandonado] desse tipo, avise aos policiais sobre o item, mas SEM TOCÁ-LO.
A polícia de Bruxelas realizou a explosão controlada de uma mala abandonada perto do Palácio Real em março deste ano, na capital belga.
5. Tente sair o mais rapidamente possível
Existe a possibilidade de uma explosão subsequente. Também é possível que o edifício em que o ataque ocorreu possa entrar em colapso. Ou a possibilidade de haver intoxicação pela queima de objetos e emanação de pós das estruturas do edifício. É melhor cobrir o nariz e a boca com qualquer tecido para evitar a inalação de pequenas partículas.
6. Siga as instruções e ordens das forças militares e/ou policiais
Eles serão os responsáveis pela saída organizada do local atingido e saberão que direção tomar para não acabar em um ambiente enfumaçado ou em uma estrutura em colapso. Eles auxiliarão as vítimas a saírem da zona de ataque para lugares onde ajuda médica e psicológica poderão ser fornecidas. Se estiver em uma época fria do ano, serão organizados lugares e/ou itens para aquecimento.
7. Procure ajuda médica se você estiver ferido
Como regra geral, as ambulâncias são rápidas para chegar a uma zona de ataque. Você pode não ser capaz de perceber a profundidade de seu ferimento se estiver em estado de choque. Isso poderia levar à perda de sangue e outras complicações, bem como desmaios e novas lesões, e até a morte.
8. Tente lembrar-se de tudo o que aconteceu
Tente memorizar todos os detalhes que atraíram sua atenção. As informações serão necessárias mais tarde, e você estará ajudando na investigação do ataque terrorista.