Futuras rupturas causadas pelo desprendimento podem levar ao descongelamento de geleiras elevando o nível do mar.
O continente da Antártica está presenciando a criação de um gigantesco iceberg. Uma imensa fenda na plataforma de gelo Larsen C cresceu 28 quilômetros em comprimento desde a segunda metade de dezembro, conforme cientistas pesquisadores.
A rachadura tem 175 quilômetros e está há apenas 20 quilômetros de desprender um bloco de 5.000 quilômetros quadrados. Caso a divisão da plataforma ocorra, ela originará um dos dez maiores icebergs do mundo.
“O iceberg deve se soltar nos próximos meses”, afirmou a equipe de cientistas britânicos do Projeto Midas, que acompanha a evolução do rompimento glacial através de imagens de satélite e radares.
Para os cientistas o desprendimento do imenso bloco de gelo do continente mudará a paisagem encontrada na Antártica. Ainda afirmam que a origem do fato que pode levar à ruptura do iceberg não é climática, mas geográfica.
Segundo informações da
Veja, a existência de novos fenômenos semelhantes no futuro podem levar ao descongelamento de geleiras, o que pode fazer o nível do mar subir.