Especialistas analisaram imagens registradas pelo Observatório Espacial Heller & Jung
Queda de meteoro foi registrada pelo observatório Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação
De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Região Sul da Bramon, o meteoro que caiu na cidade de Vacaria, Rio Grande do Sul, na madrugada do dia 1º de outubro, pesa 9,4 toneladas e tem cerca de 1,74 metro de altura. As informações são do portal G1.
Imagens registradas pelo Observatório Espacial Heller & Jung foram analisadas por Jung e outros pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.
– A partir dessas medições, foi calculado que o bólido explodiu sobre o Rio Grande do Sul, com uma energia equivalente a 220 toneladas de dinamite. Isso corresponde a um pequeno asteroide com cerca de 1,74 metros e 9,4 toneladas de massa. Algo do tamanho de um Fusca, mas bem mais pesado e mais rápido também – disse Carlos.
Ainda segundo o especialista, “a rocha espacial atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 40,5° em relação ao solo, e numa velocidade de 59,6 mil km/h. Iniciou sua fase brilhante a 75,3 km de altitude a leste de Caxias do Sul. Um brilho 40 vezes maior que a Lua Cheia, até se extinguir a 17,3 km de altitude, a oeste de Vacaria”.