Autor: Charles W. Bryant
Um bom abrigo é a primeira coisa que você precisa para sobreviver ao frio congelante. Escolher o local do abrigo é extremamente importante. Não se iluda pelas clareiras nas montanhas, pois elas podem ser o local ideal para avalanches (procure por entulhos acumulados e toras de árvore quebradas na base da clareira e, se encontrar os dois, é possível que você esteja em um local de avalanche). A lateral da clareira é um local muito melhor para um abrigo. Você também deve evitar áreas próximas de mirantes e penhascos.
Se a noite estiver chegando rapidamente, você precisa construir um abrigo de emergência o mais rápido possível. Cave uma trincheira de neve funda o suficiente para fazer uma quebra de vento. Empilhe e junte neve adicional no lado que recebe mais vento para uma proteção extra. Consiga a quantidade de material leve necessária para cobrir a parte inferior para o isolamento (galhos de árvores são abundantes em muitas áreas de floresta). Quando estiver dentro, cubra-se com várias quantidades de galhos de árvores ou quaisquer outras folhas que você possa conseguir. A neve tem um melhor isolamento do que uma cabana comum, então o abrigo de emergência é capaz de manter uma pessoa aquecida durante uma noite.
Se tiver tempo, construa uma caverna de neve mais elaborada. Ela não só lhe dará mais proteção, mas construí-la irá manter você em movimento e permitir que seu coração trabalhe e ajude a lhe aquecer. Apenas certifique-se de não suar, pois a umidade é uma inimiga no frio congelante. As colinas garantem um bom abrigo do vento e áreas mais baixas são mais frias e mais úmidas. Faça o abrigo o menor possível para ajudar a reter o calor. Isso serve especialmente para a entrada, que deve ser bloqueada com uma mochila ou com galhos de árvore empilhados.
Também é importante ventilar o abrigo. Faça pequenas entradas de ar no teto com galhos de árvore e certifique-se de que a entrada que você bloqueou permite fluxo de ar suficiente. Se você tiver um aparelho para cozinhar ou uma lanterna, evite usá-los dentro do abrigo a não ser que ele esteja extremamente bem ventilado (é melhor não arriscar, pois pode ocorrer envenenamento por monóxido de carbono). Evite utilizar metais como a asa de um avião ou um telhado de zinco encontrado para auxiliar no abrigo, pois eles sugam o calor que você precisa.
Quando estiver preso no frio e não houver neve, construa uma cabana com destroços seguindo as orientações a seguir.
Posicione um poste (aquele que dá a extensão do abrigo) com um lado no chão e o outro no topo de uma base rígida como uma tora de árvore ou um seixo. Você também pode amarrá-lo em uma árvore.
Pegue mais dois galhos espessos, coloque-os diagonalmente no topo do poste e amarre-os juntos com uma videira ou com uma corda.
Use galhos de árvore espessos para alinhar a extensão do poste e criar uma estrutura de costelas. Certifique-se de que é largo o bastante para acomodar você.
Coloque galhos menores cruzados para dar um efeito de treliça.
Acrescente escombros mais leves como folhas de pinheiro até que tenha uma espessura de 60 cm. Quanto mais espesso for o escombro, mais proteção ele irá oferecer.
Cubra o chão do interior do abrigo com pinheiro e folhas e bloqueie a entrada com uma rocha ou com mais escombros.
Esses são apenas alguns exemplos de abrigos para ambientes selvagens.
Na próxima seção, veremos como a água e a escolha de sua roupa pode ajudar você a sobreviver no frio congelante.